Oportunidades disfarçadas | Sextante
Livro

Oportunidades disfarçadas

Carlos Domingos

Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades

Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades

“Melhor que qualquer antidepressivo!” – Eugênio Staub, Presidente da Gradiente

 “Pitadas de otimismo, risco, ousadia, coragem, visão e criatividade. O livro é uma oportunidade disfarçada para os inquietos enxergarem além das evidências.” – Michael Klein, Diretor Executivo das Casas Bahia

 “Do título ao conteúdo, ele é brilhante.” – Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna

“Histórias reais de pessoas e empresas que, em meio a grandes crises, foram capazes de se superar com determinação e criatividade.” – Márcio Cypriano, Ex-presidente do Bradesco

Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro.

Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de idéias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos.

Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas.

Você vai se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia, assim, a Avon.

 Esta é uma leitura obrigatória para executivos, empresários e todo profissional que busca sobreviver à atual crise financeira e vencer no mundo competitivo em que vivemos.

Compartilhe: Email
Ficha técnica
Lançamento 23/06/2011
Título original OPORTUNIDADES DISFARÇADAS
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 304
Peso 280 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-7542-485-8
EAN 9788575424858
Preço R$ 59,90
Ficha técnica e-book
eISBN 9788575428979
Preço R$ 34,99
Lançamento 23/06/2011
Título original OPORTUNIDADES DISFARÇADAS
Tradução
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 304
Peso 280 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-7542-485-8
EAN 9788575424858
Preço R$ 59,90

E-book

eISBN 9788575428979
Preço R$ 34,99

Leia um trecho do livro

Introdução

Em maio de 2001, o en­tão pre­si­den­te do Valor Econômico, Flávio Pestana, me con­vi­dou pa­ra es­cre­ver uma co­lu­na quin­ze­nal so­bre mar­ke­ting.

Meus pri­mei­ros ar­ti­gos fa­la­vam de ten­dên­cias da co­mu­ni­cação, mu­dan­ças de há­bi­tos de con­su­mo e es­tra­té­gias de lan­ça­mento de pro­du­tos. Para ca­da tex­to, re­ce­bi em mé­dia se­te ou oi­to e-mails de leitores.

Mas tu­do mu­dou ra­di­cal­men­te quan­do, em agos­to do mes­mo ano, pu­bli­quei o pri­mei­ro ar­ti­go in­ti­tu­la­do “Oportunidades disfarçadas”. Ainda de for­ma in­ci­pien­te, o tex­to re­la­ta­va co­mo as mar­cas Fanta, Nescafé, Bombril, Dixie e Swatch triun­fa­ram na adversidade.

Pa­ra mi­nha sur­pre­sa, re­ce­bi 183 e-mails. Isso mes­mo: qua­se duas cen­te­nas de lei­to­res man­da­ram co­men­tá­rios e elo­gios ou so­li­ci­ta­ram o en­vio do artigo.

Eram exe­cu­ti­vos, pe­que­nos e mé­dios em­pre­sá­rios, es­tu­dan­tes de ad­mi­nis­tra­ção, pro­fis­sio­nais li­be­rais, gen­te de to­do ti­po in­te­ra­gin­do e dan­do de­poi­men­tos emo­cio­nan­tes. Houve até o ca­so de uma pe­que­na em­pre­sá­ria que me es­cre­veu di­zen­do que não iria mais fe­char sua em­pre­sa, por­que o ar­ti­go a fi­ze­ra mu­dar de idéia.

Incentivado pe­la re­per­cus­são, pu­bli­quei um se­gun­do ar­ti­go, com os ca­sos da Avon, Gillette, Levi’s, Apple, Walkman e Lacoste. O re­tor­no foi ain­da mais im­pres­sio­nan­te: 240 pes­soas me en­via­ram e-mails. Um vo­lu­me mui­to ex­pres­si­vo, prin­ci­pal­men­te se vo­cê con­si­de­rar que o Valor é um jor­nal vol­ta­do pa­ra o pú­bli­co em­pre­sa­rial (pa­ra efei­to de com­pa­ra­ção, a re­vis­ta Veja re­ce­be em mé­dia 180 e-mails co­men­tan­do a ma­té­ria prin­ci­pal da semana).

Continuei a le­van­tar no­vos ca­sos e a pu­bli­car os tex­tos. Ao to­do, fo­ram 18 ar­ti­gos da sé­rie, pe­los quais re­ce­bi na­da me­nos que 1.523 e-mails. Tamanha re­cep­ti­vi­da­de me mo­ti­vou a es­cre­ver es­te livro.

Mergulhei en­tão nu­ma tra­ba­lho­sa, so­li­tá­ria e ob­ses­si­va via­gem, que me con­su­miu se­te anos de pesquisa.

O re­sul­ta­do es­tá nas suas mãos: um li­vro ri­co e en­xu­to, den­so mas agra­dá­vel e, em es­pe­cial, mui­to ins­pi­ra­dor. Um ver­da­dei­ro ca­tá­lo­go de saí­das cria­ti­vas pa­ra as mais di­fe­ren­tes di­fi­cul­da­des vi­vi­das por em­pre­sas de di­ver­sas épo­cas e tamanhos.

Tentando iden­ti­fi­car a ra­zão de tan­to in­te­res­se por ca­sos des­se ti­po, che­guei à se­guin­te con­clu­são: os em­pre­sá­rios e exe­cu­ti­vos es­tão de­so­rien­ta­dos, an­gus­tia­dos e exaus­tos com as me­tas agres­si­vas, a con­cor­rên­cia fe­roz, as cri­ses fre­qüen­tes e o mer­ca­do ca­da vez mais hos­til. Sentem-se tão pres­sio­na­dos e de­sam­pa­ra­dos que, mui­tas ve­zes, du­vi­dam que pos­sa exis­tir uma luz no fim do tú­nel. Em mo­men­tos as­sim, des­co­brir que ou­tras pes­soas vi­ve­ram pro­ble­mas se­me­lhan­tes e saí­ram vi­to­rio­sas ser­ve de es­tí­mu­lo. Saber que em­pre­sas ho­je con­sa­gra­das já fo­ram pe­que­nas, frá­geis e pro­ble­má­ti­cas aju­da a com­preen­der que to­dos pas­sam por di­fi­cul­da­des. Por fim, con­cluir que o so­fri­men­to po­de ser um alia­do no ca­mi­nho pa­ra o su­ces­so é al­ta­men­te revelador.

O pri­mei­ro be­ne­fi­cia­do por es­te li­vro fui eu mes­mo. Nos úl­ti­mos anos, o mun­do da co­mu­ni­ca­ção pas­sou por sé­rias trans­for­ma­ções. No co­man­do de mi­nha agên­cia, en­fren­tei to­do ti­po de ad­ver­si­da­de: ex­ces­so de con­cor­rên­cia, prá­ti­cas des­leais, acha­ta­men­to das ta­xas de re­mu­ne­ra­ção e das ver­bas de mar­ke­ting, sur­gi­men­to de no­vas mí­dias e as­sim por dian­te. Tanta tur­bu­lên­cia me fa­zia às ve­zes ser to­ma­do por pes­si­mis­mo e in­se­gu­ran­ça com re­la­ção ao fu­tu­ro de meu ne­gó­cio. Ao to­mar co­nhe­ci­men­to dos ca­sos que pes­qui­sa­va, me sen­tia mais con­fian­te e ca­paz. Com­preendia que não es­ta­va so­zi­nho. Pelo con­trá­rio: es­ta­va acom­pa­nha­do pe­los maio­res exe­cu­ti­vos de to­dos os tem­pos. Foram eles que me de­ram for­ça pa­ra se­guir em fren­te. Acredito que o mes­mo pos­sa acon­te­cer com você.

Por fim, pos­so di­zer que es­te li­vro tam­bém é um exem­plo de opor­tu­ni­da­de dis­far­ça­da: havia um pro­ble­ma – en­con­trar as­sun­to pa­ra re­chear ar­ti­gos num jor­nal – e minha saí­da não ape­nas ge­rou con­teú­do pa­ra diversos ar­ti­gos, co­mo aca­bou dan­do ori­gem a um li­vro in­tei­ro. Boa leitura.

LEIA MAIS

Carlos Domingos

Sobre o autor

Carlos Domingos

Empresário, publicitário e palestrante. Depois de construir uma brilhante carreira como publicitário, fundou em 2000 sua própria agência, a age. – atualmente uma das mais admiradas e respeitadas do país, atendendo marcas do porte de Adidas, Adria, Bradesco, Mattel, Ultragaz e PricewaterHouse. Domingos foi colunista do jornal Valor Econômico e membro do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária). É autor do livro Criação sem pistolão e ganhador de diversos prêmios, entre eles o Profissionais do Ano, da Rede Globo; o Grand Prix de Criação, do Prêmio Abril de Publicidade; o de Melhor Anúncio do Mundo, da Advertising Age, além de 12 leões em Cannes.

VER PERFIL COMPLETO

Outros títulos de Carlos Domingos

Assine a nossa Newsletter

Administração, negócios e economia
Autoajuda
Bem-estar, espiritualidade e mindfulness
Biografias, crônicas e histórias reais
Lançamentos do mês
Mais vendidos
Audiolivros
Selecionar todas
Administração, negócios e economia Lançamentos do mês
Autoajuda Mais vendidos
Bem-estar, espiritualidade e mindfulness Biografias, crônicas e histórias reais
Audiolivros Selecionar todas

Sobre o uso de cookie neste site: usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.