Livro
Livro
NEGÓCIOS

A transição para o oceano azul

A transição para o oceano azul

W. CHAN KIM E RENÉE MAUBORGNE

Muito além da competição - Passos comprovados para inspirar confiança e gerar crescimento

Muito além da competição - Passos comprovados para inspirar confiança e gerar crescimento

Os mesmos autores de um dos mais icônicos e impactantes livros sobre estratégia, que mudou a linguagem dos negócios com os poderosos conceitos de “oceanos vermelhos” e “oceanos azuis”, lançam agora A transição para o oceano azul.

Da lista de mais vendidos do New York Times e doWall Street Journal.

 

Este livro está repleto de exemplos reais e inspiradores de como líderes em diversos setores e organizações deixaram oceanos vermelhos de competição acirrada e passaram para amplos oceanos azuis em novos mercados aplicando o processo e as ferramentas apresentados aqui. Os autores mostram, passo a passo, como construir a confiança em sua equipe para alcançar e aproveitar o novo crescimento.

Você vai aprender:

• POR QUE o foco nos concorrentes pode fazer sua empresa perder grandes oportunidades de crescimento e COMO expandir seu pensamento estratégico para além da concorrência;

• POR QUE considerar a destruição e a disrupção criativas como fontes de inovação é um pensamento limitado e COMO você pode crescer por meio da criação não disruptiva;

• DE QUE MODO qualquer pessoa em qualquer tipo de organização – e não apenas os empreendedores – é capaz de fazer a transição do oceano vermelho para o azul com o processo sistemático de cinco passos descrito neste livro;

• POR QUE a confiança das pessoas é fundamental para criar e executar sua estratégia de desenvolvimento e COMO conquistá-la;

• POR QUE você não deve basear seu crescimento nas condições e no ambiente já existentes de seu setor e COMO moldá-los a seu favor para alcançar novos patamares.

***

A TRANSIÇÃO PARA O OCEANO AZUL É O GUIA DEFINITIVO PARA VOCÊ, SUA EQUIPE E SUA ORGANIZAÇÃO ALCANÇAREM NOVOS PATAMARES DE CONFIANÇA, CRIAÇÃO DE MERCADO E CRESCIMENTO.

Não importa se você está em uma startup com poucos recursos, uma organização sem fins lucrativos ou uma empresa de grande porte – A transição para o oceano azulvai mostrar como é possível mudar de um oceano vermelho de competição acirrada para oceanos azuis de espaços de mercado inexplorados e crescimento explosivo.

Em 2005, os renomados professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne mudaram o mundo dos negócios para sempre com A estratégia do oceano azul, que permaneceu mais de 100 semanas nas listas de mais vendidos e alcançou a marca de 3,6 milhões de exemplares vendidos em mais de 44 idiomas, dando início a um movimento absolutamente dinâmico. Agora, depois de mais uma década de pesquisas abrangentes, Kim e Mauborgne estão prontos para inovar mais uma vez.

À medida que líderes e gestores espalhados por todo o mundo passaram a adotar a teoria do oceano azul e começaram a repensar radicalmente as estratégias de seus negócios, muitos se viram presos em oceanos vermelhos. Eles não souberam como iniciar o processo de mudança para águas azuis, o que muitas vezes exige que os membros da equipe sigam um caminho oposto às regras há muito estabelecidas de um setor. Empreendedores ficaram procurando um processo sistemático que eles pudessem seguir para criar oceanos azuis com o mínimo de risco.

Neste livro, os autores encaram esse novo desafio ao analisar e comparar casos de sucesso e fracasso na mudança para o oceano azul que nasceram do movimento iniciado por eles há cerca de 30 anos. Nos mais variados setores – de empresas privadas, passando por organizações sem fins lucrativos e até governos –, Kim e Mauborgne desenvolveram uma compreensão objetiva do processo de criação e crescimento de novos mercados que liberam tanto a criatividade das pessoas quanto sua confiança para agir.

Com uma abordagem em cinco passos que incorpora insights da psicologia para fortalecer nas pessoas a convicção necessária ao sucesso, os autores se propõem ajudar você a encontrar o ponto de partida certo e montar a melhor equipe possível. Em seguida, apresentam ferramentas de criação de mercado para ajudar sua organização a compreender melhor onde está e onde pode se aventurar para crescer ainda mais. Eles então auxiliam a reimaginar os limites do mercado de seu setor e a desenvolver e escolher seu “movimento de oceano azul”. Por fim, Kim e Mauborgne mostram os caminhos para testar e lançar o projeto que representa a melhor transição para o oceano azul.

Com lições testadas na prática, esta é uma leitura obrigatória para líderes, gestores, empreendedores e qualquer pessoa comprometida com a construção de um futuro brilhante, e impulsionará o seu sucesso quando você embarcar em sua própria jornada rumo ao oceano azul.

Os mesmos autores de um dos mais icônicos e impactantes livros sobre estratégia, que mudou a linguagem dos negócios com os poderosos conceitos de “oceanos vermelhos” e “oceanos azuis”, lançam agora A transição para o oceano azul.

Da lista de mais vendidos do New York Times e doWall Street Journal.

 

Este livro está repleto de exemplos reais e inspiradores de como líderes em diversos setores e organizações deixaram oceanos vermelhos de competição acirrada e passaram para amplos oceanos azuis em novos mercados aplicando o processo e as ferramentas apresentados aqui. Os autores mostram, passo a passo, como construir a confiança em sua equipe para alcançar e aproveitar o novo crescimento.

Você vai aprender:

• POR QUE o foco nos concorrentes pode fazer sua empresa perder grandes oportunidades de crescimento e COMO expandir seu pensamento estratégico para além da concorrência;

• POR QUE considerar a destruição e a disrupção criativas como fontes de inovação é um pensamento limitado e COMO você pode crescer por meio da criação não disruptiva;

• DE QUE MODO qualquer pessoa em qualquer tipo de organização – e não apenas os empreendedores – é capaz de fazer a transição do oceano vermelho para o azul com o processo sistemático de cinco passos descrito neste livro;

• POR QUE a confiança das pessoas é fundamental para criar e executar sua estratégia de desenvolvimento e COMO conquistá-la;

• POR QUE você não deve basear seu crescimento nas condições e no ambiente já existentes de seu setor e COMO moldá-los a seu favor para alcançar novos patamares.

***

A TRANSIÇÃO PARA O OCEANO AZUL É O GUIA DEFINITIVO PARA VOCÊ, SUA EQUIPE E SUA ORGANIZAÇÃO ALCANÇAREM NOVOS PATAMARES DE CONFIANÇA, CRIAÇÃO DE MERCADO E CRESCIMENTO.

Não importa se você está em uma startup com poucos recursos, uma organização sem fins lucrativos ou uma empresa de grande porte – A transição para o oceano azulvai mostrar como é possível mudar de um oceano vermelho de competição acirrada para oceanos azuis de espaços de mercado inexplorados e crescimento explosivo.

Em 2005, os renomados professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne mudaram o mundo dos negócios para sempre com A estratégia do oceano azul, que permaneceu mais de 100 semanas nas listas de mais vendidos e alcançou a marca de 3,6 milhões de exemplares vendidos em mais de 44 idiomas, dando início a um movimento absolutamente dinâmico. Agora, depois de mais uma década de pesquisas abrangentes, Kim e Mauborgne estão prontos para inovar mais uma vez.

À medida que líderes e gestores espalhados por todo o mundo passaram a adotar a teoria do oceano azul e começaram a repensar radicalmente as estratégias de seus negócios, muitos se viram presos em oceanos vermelhos. Eles não souberam como iniciar o processo de mudança para águas azuis, o que muitas vezes exige que os membros da equipe sigam um caminho oposto às regras há muito estabelecidas de um setor. Empreendedores ficaram procurando um processo sistemático que eles pudessem seguir para criar oceanos azuis com o mínimo de risco.

Neste livro, os autores encaram esse novo desafio ao analisar e comparar casos de sucesso e fracasso na mudança para o oceano azul que nasceram do movimento iniciado por eles há cerca de 30 anos. Nos mais variados setores – de empresas privadas, passando por organizações sem fins lucrativos e até governos –, Kim e Mauborgne desenvolveram uma compreensão objetiva do processo de criação e crescimento de novos mercados que liberam tanto a criatividade das pessoas quanto sua confiança para agir.

Com uma abordagem em cinco passos que incorpora insights da psicologia para fortalecer nas pessoas a convicção necessária ao sucesso, os autores se propõem ajudar você a encontrar o ponto de partida certo e montar a melhor equipe possível. Em seguida, apresentam ferramentas de criação de mercado para ajudar sua organização a compreender melhor onde está e onde pode se aventurar para crescer ainda mais. Eles então auxiliam a reimaginar os limites do mercado de seu setor e a desenvolver e escolher seu “movimento de oceano azul”. Por fim, Kim e Mauborgne mostram os caminhos para testar e lançar o projeto que representa a melhor transição para o oceano azul.

Com lições testadas na prática, esta é uma leitura obrigatória para líderes, gestores, empreendedores e qualquer pessoa comprometida com a construção de um futuro brilhante, e impulsionará o seu sucesso quando você embarcar em sua própria jornada rumo ao oceano azul.

Compre agora:

Ficha técnica
Lançamento 13/11/2017
Título original BLUE OCEAN SHIFT
Tradução IVO KORYTOWSKI
Formato 16 x 23 cm
Número de páginas 288
Peso 440 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0556-7
EAN 9788543105567
Preço R$ 49,90
Ficha técnica e-book
eISBN 9788543105574
Preço R$ 29,99
Ficha técnica audiolivro
ISBN 9788543107080
Duração 10h 20min
Locutor Rico Ribeiro
Preço R$ 39,99
Lançamento 13/11/2017
Título original BLUE OCEAN SHIFT
Tradução IVO KORYTOWSKI
Formato 16 x 23 cm
Número de páginas 288
Peso 440 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0556-7
EAN 9788543105567
Preço R$ 49,90

E-book

eISBN 9788543105574
Preço R$ 29,99

Audiolivro

ISBN 9788543107080
Duração 10h 20min
Locutor Rico Ribeiro
Preço R$ 39,99

Leia um trecho do livro

Prefácio

No poema “Ó eu! Ó vida!”, o poeta e ensaísta americano Walt Whitman reflete sobre as dificuldades e aflições que definem a experiência humana. “O que há de bom no meio disso tudo, ó eu, ó vida?”, pergunta. Sua resposta nunca nos deixou: todos nós, individual e coletivamente, podemos contribuir com um verso para a poderosa peça que é a vida.

A vida, sem dúvida, tem seus desafios e aflições, mas não está além de nossa capacidade de moldá-la. Simplesmente por existirmos, somos todos capazes de contribuir com um verso e, assim, influenciar o rumo da vida, e talvez até sua beleza, ainda que apenas um pouquinho.

Qual será seu verso? Qual será o nosso? Nunca deixamos de nos fazer essa pergunta. O que queremos defender? Em que arco narrativo queremos concentrar nossos esforços na esperança de acrescentar um pequeno verso à poderosa peça que é a vida para ajudar o mundo a avançar?

Para nós, especialistas em negócios, não é o mundo definido pela competição e pela divisão de mercados ou do próprio globo, que gostaríamos que avançasse; um lugar onde o lucro de um é obtido à custa de outros. A competição existe e não faltam situações em que um ganha e outro perde, mas não foi isso que capturou nossa imaginação; nem sequer acreditá­vamos que o mundo precisasse de mais cenários desse tipo. O que admiramos, o que nos inspira, são as organizações e os indivíduos que vão além da competição para criar novas fronteiras de oportunidade, crescimento e empregos, nas quais o sucesso não consiste em dividir um bolo cada vez menor, mas em criar um bolo econômico maior para todos – o que chamamos de oceanos azuis. Os oceanos azuis consistem menos em disrupção e mais em criação não disruptiva, na qual o lucro de um não precisa ser obtido à custa de outros.

Mas como traduzir aspiração em ação, intenção em realidade?

Precisamos de um mapa capaz de mudar nossa perspectiva e libertar nossa imaginação, que nos permita parar de acreditar nos limites do hoje para vermos e criarmos as possibilidades do amanhã. Para isso, devemos inspirar confiança em nós mesmos e em nossa equipe porque, embora todos nós estejamos cheios de energia criativa e resiliência, no fundo a maioria também é incrivelmente delicada e vulnerável. Sem a confiança para agir, poucos irão se aventurar por um caminho novo, por mais compreensível que seja o mapa. Desejamos fazer a diferença, mas temos medo de não conseguir. A confiança é aquela qualidade mágica que nos permite superar as dúvidas silenciosas que pesam sobre nós. Ela nos mostra o caminho emocional à frente, permitindo que acreditemos em nós mesmos e confiemos no processo.

Este livro é a resposta a esse desafio. Ele se baseia em nossa jornada de quase três décadas de pesquisas sobre o oceano azul, na qual estudamos organizações grandes e pequenas, com e sem fins lucrativos, e governos que foram além da competição em mercados existentes e já saturados – o que consideramos oceanos vermelhos – e alcançaram novos patamares de confiança, criação de mercado e crescimento. Ao estudar tanto aqueles que obtiveram sucesso quanto os que falharam em realizar essa mudança, aprendemos que, para qualquer processo funcionar, é preciso reconhecer nossas dúvidas, aumentar nossa confiança e liberar nossa criatividade utilizando métodos comprovados.

Em A transição para o oceano azul, as pessoas e nosso espírito humano são colocados no mesmo plano com processos testados e ferramentas de criação de marketing para levar você, sua equipe e sua organização dos oceanos vermelhos para os azuis, de modo que todos assumam e conduzam o processo rumo ao sucesso. O livro fornece um guia passo a passo que qualquer um pode seguir, com lições sobre o que funciona, o que não funciona e como evitar armadilhas em potencial ao longo do caminho.

Prefácio

No poema “Ó eu! Ó vida!”, o poeta e ensaísta americano Walt Whitman reflete sobre as dificuldades e aflições que definem a experiência humana. “O que há de bom no meio disso tudo, ó eu, ó vida?”, pergunta. Sua resposta nunca nos deixou: todos nós, individual e coletivamente, podemos contribuir com um verso para a poderosa peça que é a vida.

A vida, sem dúvida, tem seus desafios e aflições, mas não está além de nossa capacidade de moldá-la. Simplesmente por existirmos, somos todos capazes de contribuir com um verso e, assim, influenciar o rumo da vida, e talvez até sua beleza, ainda que apenas um pouquinho.

Qual será seu verso? Qual será o nosso? Nunca deixamos de nos fazer essa pergunta. O que queremos defender? Em que arco narrativo queremos concentrar nossos esforços na esperança de acrescentar um pequeno verso à poderosa peça que é a vida para ajudar o mundo a avançar?

Para nós, especialistas em negócios, não é o mundo definido pela competição e pela divisão de mercados ou do próprio globo, que gostaríamos que avançasse; um lugar onde o lucro de um é obtido à custa de outros. A competição existe e não faltam situações em que um ganha e outro perde, mas não foi isso que capturou nossa imaginação; nem sequer acreditá­vamos que o mundo precisasse de mais cenários desse tipo. O que admiramos, o que nos inspira, são as organizações e os indivíduos que vão além da competição para criar novas fronteiras de oportunidade, crescimento e empregos, nas quais o sucesso não consiste em dividir um bolo cada vez menor, mas em criar um bolo econômico maior para todos – o que chamamos de oceanos azuis. Os oceanos azuis consistem menos em disrupção e mais em criação não disruptiva, na qual o lucro de um não precisa ser obtido à custa de outros.

Mas como traduzir aspiração em ação, intenção em realidade?

Precisamos de um mapa capaz de mudar nossa perspectiva e libertar nossa imaginação, que nos permita parar de acreditar nos limites do hoje para vermos e criarmos as possibilidades do amanhã. Para isso, devemos inspirar confiança em nós mesmos e em nossa equipe porque, embora todos nós estejamos cheios de energia criativa e resiliência, no fundo a maioria também é incrivelmente delicada e vulnerável. Sem a confiança para agir, poucos irão se aventurar por um caminho novo, por mais compreensível que seja o mapa. Desejamos fazer a diferença, mas temos medo de não conseguir. A confiança é aquela qualidade mágica que nos permite superar as dúvidas silenciosas que pesam sobre nós. Ela nos mostra o caminho emocional à frente, permitindo que acreditemos em nós mesmos e confiemos no processo.

Este livro é a resposta a esse desafio. Ele se baseia em nossa jornada de quase três décadas de pesquisas sobre o oceano azul, na qual estudamos organizações grandes e pequenas, com e sem fins lucrativos, e governos que foram além da competição em mercados existentes e já saturados – o que consideramos oceanos vermelhos – e alcançaram novos patamares de confiança, criação de mercado e crescimento. Ao estudar tanto aqueles que obtiveram sucesso quanto os que falharam em realizar essa mudança, aprendemos que, para qualquer processo funcionar, é preciso reconhecer nossas dúvidas, aumentar nossa confiança e liberar nossa criatividade utilizando métodos comprovados.

Em A transição para o oceano azul, as pessoas e nosso espírito humano são colocados no mesmo plano com processos testados e ferramentas de criação de marketing para levar você, sua equipe e sua organização dos oceanos vermelhos para os azuis, de modo que todos assumam e conduzam o processo rumo ao sucesso. O livro fornece um guia passo a passo que qualquer um pode seguir, com lições sobre o que funciona, o que não funciona e como evitar armadilhas em potencial ao longo do caminho.

LEIA MAIS

W. Chan Kim

Sobre o autor

W. Chan Kim

W. Chan Kim e Renée Mauborgne são professores de estratégia do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD) e diretores do Instituto de Estratégia de Oceano Azul do INSEAD. A estratégia do oceano azul é reconhecido como uma das obras mais importantes sobre estratégia empresarial já publicadas. O livro entrou para a lista de mais vendidos em cinco continentes e foi traduzido para 44 idiomas. Kim e Mauborgne estão entre os três maiores gurus da área de gestão na lista Thinkers50, além de terem recebido vários prêmios por todo o mundo. Eles são membros do Fórum Econômico Mundial e fundadores do Blue Ocean Global Network.

VER PERFIL COMPLETO

Veja no Blog da Sextante

Maximizar oportunidades e minimizar os riscos: a importância da estratégia
NEGÓCIOS

Maximizar oportunidades e minimizar os riscos: a importância da estratégia

O êxito de um livro – de qualquer produto, na verdade – quase sempre está atrelado ao que os alemães chamam de Zeitgeist. Ou seja, ao espírito do tempo. Quem apreende e compreende essa instância encontra uma brecha de diálogo com o outro. O sucesso de A estratégia do oceano azul, lançado em 2005 e […]

LER MAIS

Outros títulos de W. Chan Kim